Você Sabe o Que é a (IoT) e os Benefícios para o Transporte de Cargas?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (IoT) se refere a um grande número de “coisas” que estão conectadas à Internet para que possam compartilhar dados com outras coisas – aplicativos IoT, dispositivos conectados, máquinas industriais e muito mais. Dispositivos conectados à Internet usam sensores embutidos para coletar dados e, em alguns casos, agir sobre eles. Dispositivos e máquinas conectados à IoT podem melhorar a forma como trabalhamos e vivemos. Os exemplos reais da Internet das Coisas variam de uma casa inteligente que ajusta automaticamente o aquecimento e a iluminação a uma fábrica inteligente que monitora máquinas industriais para procurar problemas e, em seguida, se ajusta automaticamente para evitar falhas.

O que é um exemplo de dispositivo da Internet das Coisas?

O termo “Internet das Coisas” foi cunhado pelo empresário Kevin Ashton, um dos fundadores do Auto-ID Center do MIT. Ashton fez parte de uma equipe que descobriu como vincular objetos à Internet por meio de uma etiqueta RFID. Ele usou a frase “Internet das Coisas” pela primeira vez em uma apresentação de 1999 – e ela permaneceu por aí desde então.

Hoje, vivemos em um mundo onde há mais dispositivos conectados à IoT do que humanos. Esses dispositivos e máquinas conectados à IoT variam de wearables, como smartwatches, a chips de rastreamento de estoque RFID. Os dispositivos conectados à IoT se comunicam por meio de redes ou plataformas baseadas em nuvem conectadas à Internet das Coisas. Os insights em tempo real obtidos a partir desses dados coletados pela IoT alimentam a transformação digital .

A Internet das Coisas promete muitas mudanças positivas para saúde e segurança, operações comerciais, desempenho industrial, em especial o transporte e logística nesse ponto damos ênfase à segurança de cargas, porque neste sentido a IoT proporcionará redução de tempo e inatividade para que os caminhoneiros possam continuar fazendo o transporte com o respaldo e segurança da tecnologia, além de questões ambientais e humanitárias globais.

Por exemplo, ao coletar dados de IoT em tempo real de milhares de sensores em cada veículo, a Volvo Trucks pode monitorar códigos de falha para saber quando algo está errado com o sistema principal, como o motor ou a transmissão.

Transporte e Logística

A IoT com inteligência de localização habilitada para geocerca (um dos recursos mais avançados dos rastreadores GPS) e IA, implantada em toda a cadeia de valor, pode oferecer maior eficiência e confiabilidade para empresas de transporte e logística. Essa tecnologia pode melhorar a qualidade do serviço, reduzir o tempo de inatividade e aumentar a satisfação do cliente. Ela também pode aumentar a segurança e reduzir custos gerenciando, rastreando e monitorando veículos, cargas e outros ativos móveis conectados em tempo real.

Por isso conte sempre com a Marshals para ficar antenado sobre as últimas tendências tecnológicas para a sua segurança, rastreamento e transporte de cargas. Gostou de artigo? Então, cadastre-se em nossa newsletter e receba nossos boletins com notícias e dicas. Se tiver dúvidas mande uma mensagem pelo zap, teremos o maior prazer em ajudá-lo.