10 Benefícios da portaria remota para segurança e redução de custos em condomínios

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Notice: rest_validate_value_from_schema foi chamada incorretamente. A palavra-chave "type" do esquema para list só pode ser um dos tipos pré-definidos: array, object, string, number, integer, boolean e null. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.5.0.) in /home/marshalsseg/www/wp-includes/functions.php on line 5311

Conheça os benefícios da portaria remota para ampliar a segurança condominial, pois, é indispensável uma combinação de medidas preventivas aliada à tecnologia que impeçam invasões ou a entrada de pessoas não autorizadas em condomínios e estabelecimentos comerciais.

Diante do alto índice na quantidade de assaltos em condomínios, torna-se primordial investir em soluções de segurança para implementar o controle de acesso de moradores, visitantes, entregadores e prestadores de serviço.

1 – Análise de Riscos e Diagnósticos

Mas, antes de procurar no mercado pelo sistema de portaria remota para o seu condomínio, você como síndico ou gestor condominial deve realizar um diagnóstico para analisar as vulnerabilidades do edíficio e identificar possíveis falhas nos procedimentos e rotinas.

Essa análise de risco é fundamental, pois fornecerá subsídios para você em relação às principais regras de prevenção, que requerem ser contempladas em um planejamento estratégico e profissional de segurança no condomínio.

2 – O que é a portaria remota ou virtual?

O que é a portaria remota ou virtual?

A portaria remota é um conjunto de medidas tecnológicas que visam à proteção de condomínios residenciais e empresariais. É uma solução de controle de acesso que substitui a presença do porteiro no condomínio por um controle e monitoramento à distância.

Logo, a portaria remota envolve a proteção, o gerenciamento de entrada e saída de pessoas, o cumprimento de procedimentos, a segurança física, entre outros aspectos.

3 – Como funciona o sistema de portaria remota?

A portaria remota ou virtual é operada a distância por uma empresa perita nesse serviço. A empresa contratada instalará câmeras de segurança e equipamentos de controle de acesso e irá operar a portaria através de um operador (porteiro remoto) em sua central de operação e monitoramento.

Toda operação fica registrada em logs de sistema e em imagens gravadas das câmeras de segurança. Os moradores e visitantes podem se comunicar com a central através de um interfone ou videofone.

4 – Indicada para condomínios e estabelecimentos comerciais

Apontada como uma tendência no mercado de segurança patrimonial, a portaria remota é uma solução indispensável para coibir ações de criminosos em condomínios residenciais.

Mas, também é indicada para estabelecimentos comerciais e empresas, entretanto sua aderência tem sido consolidada em condomínios que comportem até 50 unidades habitacionais. Acima disso, recomenda-se realizar uma análise para verificar se o fluxo de moradores e visitantes possui compatibilidade com o sistema.

5 – Entenda as principais vantagens da portaria remota?

O principal objetivo e benefício na implantação da portaria remota refere-se a redução de mão de obra (porteiros) e consequentemente com ativos trabalhistas. Entretanto há condomínios e estabelecimentos que não mantém o porteiro e por isso, buscam formas de aumentar a segurança e diminuir o custo direto com mão de obra. Dependendo do tipo de estabelecimento ou condomínio a portaria tradicional pode exigir até 5 funcionários.

  • Redução de custos com ativos trabalhistas e processos judiciais
  • Todo o fluxo de entrada e saída é monitorado 24h
  • Inibe as ações de bandidos ao eliminar a presença do porteiro na guarita, pois neste modelo o profissional atua de forma remota.
  • Amplifica a segurança com tecnologia de ponta aliada a equipamentos de monitoramento e controle de acesso.
  • Redução na taxa condominial a longo prazo

6 – Quais equipamentos são necessários para o sistema de portaria remota?

Além dos equipamentos é necessário o acesso a internet de alta velocidade e link redundante. Para evitar falhas ininterruptas o ideal é o estabelecimento ou condomínio contratar a internet banda larga de 2 provedores distintos e assegurar a comunicação em tempo real com a central de monitoramento.

Quais equipamentos são necessários para o sistema de portaria remota?

  • Câmeras de segurança de alta definição Full HD
  • Sistema de controle de acesso por tag e/ou biometria
  • Sistema de comunicação por interfone
  • Sistema de controle perimetral (cercas elétricas, infravermelho ou outra solução)
  • Clausura para recebimento de delivery e encomendas;
  • No-break e gerador.

7 – O que o síndico deve considerar na hora de contratar a solução de portaria remota?

Quando se trata da implantação de um sistema de portaria remota, virtual ou inteligente, é importante considerar uma empresa de segurança
referenciada na prestação desse tipo de serviço. Caso contrário o seu projeto pode ser um fracasso total e causar muita frustração e prejuízo.
Esse modelo de negócio está alicerçado em alguns fatores críticos que devem ser considerados tais como:

  • Conhecimento da tecnologia adotada
  • Análise dos equipamentos, robustez, integração e qualidade
  • Cases de sucesso
  • Equipe certificada nos fabricantes da tecnologia empregada

Portaria remota a melhor decisão preço x qualidade

Cabe à você como síndico do condomínio a responsabilidade de decidir pelo “preço x qualidade, e isso se torna uma missão um tanto complexa.

Mas, por outro lado, podemos afirmar que ao tomar a decisão de implantar a portaria remota, a sua gestão condominial irá refletir em uma enorme economia, por isso, o aconselhamos a se basear nos critérios que elencamos acima.

8 – Como é feito o acesso ao condomínio

No projeto de portaria remota, todos os condôminos são cadastrados em um sistema de controle de acesso e assim passam a utilizar senhas, controles remotos ou a adoção de leitores biométricos para ter acesso ao condomínio.

O Que É A Portaria Remota E Como Reduzir Os Custos No Seu Condomínio?

  • Registro com antecedência do acesso de visitantes ao condomínio
  • Acesso em tempo real de todas as câmeras pelo smartphone
  • Função pânico que permite ao morador, com apenas um botão, acionar a empresa de segurança instantaneamente sobre qualquer situação de risco
  • O morador deve cadastrar os empregados de cada residência

9 – Delivery e prestadores de serviços

O êxito na implantação de um sistema de portaria remota está ligada à reeducação de moradores e funcionários do condomínio. Por isso, é primordial o treinamento e orientação adequados relacionado às novas regras e procedimentos de acordo com o novo sistema implantado.

  • Os funcionários também são cadastrados e podem até ter horários limitados de acesso ao condomínio
  • As entregas podem ser cadastradas com antecedência e são feitas através do passa-volumes na clausura ou na portaria, sempre com a presença do morador;
  • De uma forma geral visitantes e prestadores de serviços só podem ter acesso ao condomínio com a autorização do morador que fica registrada no sistema.

10 – Portaria Remota: Como prevenir os riscos de queda de energia e oscilações?

Portaria Remota como prevenir quedas de energia

Através da interligação cada vez maior dos recursos de TI, os condomínios passaram a adotar novos modelos de estrutura, em que a segurança e a continuidade são prioridades. Em casos de queda de energia, gerador(es) e no-breaks devem entrar imediatamente em cena, para que a comunicação com a central de monitoramento continue em plena operação, ou seja, sem interrupções.

Nobreaks tem a capacidade para manter tudo ligado por um breve período, sendo assim, é necessário uma análise minuciosa por parte da empresa contratada em relação a frequência de falta de energia no perímetro condominial. Caso, seja necessário investir em um gerador próprio para aguentar períodos de interrupções mais longos.

Conclusão

Desta forma, a portaria remota corresponde ao que há de mais moderno e sofisticado quando se trata de segurança condominial e empresarial, prevenindo a violência e a criminalidade por meio de um conjunto de estratégias que une tecnologia e metódos de prevenção altamente eficientes.

Afinal de contas, é uma decisão muito mais assertiva e inteligente evitar que bandidos entrem no seu condomínio. Neste caso, não deixe de considerar a viabilidade de adotar a portaria remota na sua gestão condominial ao propor o sistema de segurança como uma solução que trará redução nas despesas operacionais, a minimização acerca de riscos de violência e assaltos e garantir a sua segurança e o bem-estar dos moradores.