Escolta Armada: Entenda O que é, como contratar o serviço

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Escolta Armada entenda O que é e como funciona a operação

 

Ao percorrer as cidades, estradas e rodovias, você já se deparou com veículos identificados e padronizados, compostos por dois agentes respectivamente uniformizados, armados e protegidos por coletes à prova de balas, com atenção redobrada à sua volta e acompanhando um veículo de transporte de cargas ou carreta?

Se sua resposta, é sim, essas são as características de uma operação de escolta de cargas que transita por todo território nacional, garantindo proteção e fazendo chegar com segurança todos os tipos de mercadorias, seja no perímetro urbano ou rodoviário.

Se existe um assunto que chama a atenção na área de transportes e logística, sem sombras de dúvidas é o roubo de cargas e bens valiosos que tem se acentuado cada vez mais por parte da criminalidade.

Provavelmente, se você está lendo este artigo é porque já teve a sua carga roubada ou a vida do motorista ameaçada por bandidos que interceptaram o conteúdo da carreta.

Deste modo empresas no segmento de transportes tem incorporado em suas operações logísticas a contratação deste tipo de serviço, que está diretamente ligada à segurança e a proteção do motorista e do patrimônio da empresa, pois o roubo de cargas cresce vertiginosamente.

Não restam dúvidas que o transporte de mercadorias é alvo de criminosos que investem, não apenas em armamento pesado, mas, vale salientar o investimento em tecnologias, por parte de bandidos.

Estudos apontam que este tipo de crime cresceu no país, e isso demanda maior cautela dos clientes que procuram por empresas especializadas em segurança armada capazes de executar ações estratégicas de alta periculosidade e assim assegurar a entrega de mercadorias com total segurança.

Diante do contexto apresentado como sua empresa pode decidir pela escolta de carga? O que deve ser considerado na tomada de decisão?

Vamos esclarecer neste artigo os pontos mais importantes para fazer a adoção do serviço de escolta armada cuja finalidade está associada à proteção de carga, acondicionada e transportada por veículos automotivos.

Definição de escolta armada

Em primeiro lugar a escolta armada é uma operação realizada por uma empresa de segurança devidamente regulamentada e autorizada pela Polícia Federal, cujo objetivo, é auxiliar à proteção de carga transportada por veículos automotivos: carretas, caminhões, balsas e barcos, também em aeronaves para áreas de difícil acesso onde é praticamente impossível o tráfego com veículos automotivos.

Sendo uma das atividades mais requisitadas quando se trata do transporte de materiais e cargas valiosas, dentre elas destaca-se o cobre, equipamentos de eletroeletrônicos, produtos metalúrgicos e químicos, TVs, celulares, tablets, etc.

Requisitos para empresa de escolta armada

A execução do serviço de escolta armada é permitida após autorização específica da Polícia Federal, sendo necessário pelo menos 01 ano na atividade de vigilância patrimonial, composto por uma equipe de pelo menos 08 vigilantes, devidamente qualificados com curso de formação de vigilante (CFV) de 200h e o curso extensão em escolta armada (CEA) de 50h.

Cada vez mais os motoristas são vítimas da violência e o aumento da criminalidade gera mais investimentos em segurança. A adesão da escolta armada para alguns tipos de carga é praticamente obrigatória, principalmente, se tem alto valor agregado e chama atenção da criminalidade.

Entenda como funciona a operação da escolta armada

A operação de escolta de cargas é geralmente realizada por 01 viatura, dependendo do valor transportado, o número de veículos aumenta, conforme o regimento, o carro precisa obrigatoriamente ter quatro portas, ser provido de rádio comunicação e identificado com adesivos da empresa onde conste ‘’Escolta Armada’’.

Atualmente é comum a disponibilidade de outras ferramentas de segurança, como por exemplo: os botões de pânico e sistema de rastreamento da empresa junto às gerenciadoras.

O mínimo permitido por escolta são dois integrantes, eles acompanham a carga por todo o trajeto e junto com o motorista seguem as orientações do gerenciamento de risco.

A Marshals Segurança conta com mais de 12 anos de experiência nesse segmento, assim, executa estratégias para cada tipo de negócio através de ações de altíssima complexidade e risco, por isso, conte com a gente para auxiliá-lo em suas operações logísticas.


Se você gostou das vantagens que o serviço de escolta armada proporciona para sua empresa, não deixe de falar com a gente para esclarecer suas dúvidas, entre em contato neste link. Veja Apresentação Completa – Escolta Armada

Abrir chat