Descubra o que é a portaria remota e os benefícios para o seu condomínio

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Neste artigo você descobrirá o que é a portaria remota e como a solução promove maior segurança e economia para empreendimentos residenciais, cada vez mais as administradoras de condomínio sentem a necessidade de acompanhar as novas tendências de mercado e adotar tecnologias capazes de prover o bem-estar dos seus moradores.

Os condomínios devem estar preparados para lidar com diversos imprevistos: desde ações externas maliciosas, como invasões e assaltos. É possível garantir o controle e a tomada rápida de decisão em situações tão diferentes? A resposta é sim. Mas, para isso, é necessário garantir que se tenha o sistema de segurança adequado para esta finalidade.

O que é a portaria remota?

 

Neste cenário, a portaria remota é uma solução de automação de controle de acesso que substitui a presença física do porteiro no condomínio por um controle à distância, ou seja, é um sistema de atendimento remoto para controlar a entrada e saída de pessoas e veículos. Este tipo de tecnologia é ideal para condomínios de pequeno e grande porte, pois permite automatizar a vigilância ao diminuir as brechas de segurança de porteiros e condôminos.

A solução é integrada com recursos de segurança composto pelos seguintes componentes:

Portaria Remota Integra recursos de segurança

Benefícios em investir na tecnologia de portaria remota

 

Se você é o síndico ou gestor condominial deve estar se perguntado como se resume a operação de uma portaria remota, é normal a resistência ou o medo por mudanças, por isso você busca esclarecimentos sobre os riscos envolvidos de não ter mais um porteiro físico, pois a segurança é um tema altamente delicado em condomínios comerciais e residenciais, existe um consenso de que optar ao viver em condomínio é mais seguro.

Mas, síndicos e gestores devem ter uma preocupação a mais com a proteção dos moradores, levar economia em mão de obra, sem contar a eliminação de riscos com ações trabalhistas que provocam enormes prejuízos às reservas financeiras do condomínio. Um dos maiores problemas relatados por condôminos nas reuniões, devem-se aos profissionais que dormem durante o período de trabalho, deixam suas posições e despendem tempo com conversas aleatórias no celular ou com os moradores abrindo brechas de segurança.

Como funciona a portaria remota?

 

Então, vamos lá, entender como é o funcionamento na íntegra: O visitante ao chegar à portaria do edifício normalmente aciona o interfone na guarita do porteiro, mas com a implantação do sistema de portaria remota, ele será atendido por um agente remoto que se encontra em uma central de monitoramento à distância 24h.

Neste momento, o agente cumprirá procedimentos rigorosos na identificação e liberação do visitante, solicitará a apresentação de documentos e verificação das imagens pelas câmeras de segurança, a partir daí o agente comunicará as informações para o morador do condomínio que irá autorizar ou não o acesso do visitante.

O gestor condominial enfrenta enormes desafios relacionados a custos com mão de obra altíssimos, além de questões trabalhistas que se tornam desgastantes. A substituição de uma portaria convencional para uma portaria remota elimina a contratação de porteiros, como resultado obtém-se a redução de causas trabalhistas e maior produtividade de tempo nas rotinas administrativas do condomínio.

A possibilidade de monitorar diversos prédios ao mesmo tempo a partir de uma única central é uma das vantagens desse tipo de solução. Além disso, todo o controle de acesso na administradora de condomínio com portaria remota é automatizado. Os equipamentos são interligados a softwares de som, imagem e dados utilizados pela base de monitoramento e pelos porteiros remotos garantindo total controle sobre a segurança dos condomínios, além de monitorar diversos pontos simultaneamente.

Se você como síndico ou gestor condominial busca melhorias para o dia a dia do seu condomínio não deixe de falar conosco através da nossa consultoria online, clique neste link e fale com nossos especialistas e esclareça suas dúvidas.