Conheça 5 Falhas de Segurança em Condomínios

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Hoje a grande maioria das pessoas optam por morar em condomínio principalmente para ter mais segurança, porém, certos hábitos rotineiros, falta de investimento em tecnologia e distrações podem por em risco todo um ecossistema se todos não estiverem alinhados quantos a certas regras de segurança.

Por isso, fique por dentro das principais falhas que ocorrem em condomínios residenciais e atente-se para evitar acessos indevidos e falhas bobas na portaria do prédio, sendo o alvo nº 1 de quadrilhas e meliantes.

1) A falta de controle de acesso – Um dos grandes erros na portaria do prédio é não fazer o controle de quem entra e sai do condomínio regularmente, em alguns casos devido a rotina ou pela deficiência de um sistema de monitoramento com câmeras ligadas, gravando 24 horas por dia por meio do auxílio de um profissional experiente como no modelo de portaria remota, por exemplo.

2) Não investir em novas tecnologias (como reconhecimento facial 3D) para evitar falhas humanas na liberação de acesso a estranhos e ações mal-intencionadas para impedir crimes e arrastões. Trata-se de uma sistema altamente versátil baseado em IA, isso significa que esses algoritmos podem ser treinados para reconhecer e categorizar pessoas e objetos como carros, árvores, bolsas, cores – realmente qualquer coisa que você possa imaginar – e fazê-lo em uma escala tremenda. A tecnologia de reconhecimento facial oferece um enorme valor ao trazer um nível adicional de segurança à condomínios e prédios.

3) Pontos cegos nas câmeras, não avaliar os pontos mais vulneráveis do condomínio para a instalação e posicionamento correto das câmeras, ou seja, é necessário uma análise de risco para que determinados pontos não fiquem suscetíveis à ataques de quadrilhas e meliantes.

4) Cuidados com a distração – É importante atentar-se ao comportamento de condôminos e porteiros, sabe aquele momento de pressa em que você entra na garagem sem fechar o portão externo, ou permite total acesso às instalações para o entregador de pizza ou o porteiro não faz o reconhecimento do indivíduo que está dentro do carro, por já conhecer o veículo do morador? Isso também aponta as falhas na vigilância da portaria que é o alvo nº de 1 de quadrilhas especializadas em arrastões.

5) Falta de capacitação profissional – é importante qualificar e treinar toda a equipe e assegurar total controle diante de ações
inesperadas. A segurança de um condomínio é de responsabilidade de todas as pessoas que morem ou nele trabalhem, por conseguinte é imprescindível que haja a conscientização e colaboração por parte de todos.