Condômino entenda como proteger seu apartamento e condomínio contra roubo e invasão

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Como proteger seu apartamento ou condomínio? Segundo especialistas em segurança condominial 92% das invasões a condomínios acontecem pela porta da frente, ou seja, os ladrões entram e saem tranquilamente, escancarando as brechas e erros na portaria do prédio, e por isso, a falta de tecnologia permite falhas deste tipo, colocando em risco a sua vida e a segurança de pessoas ao seu entorno.

Os prédios de apartamentos podem abrigar centenas de pessoas e podem vir equipados com campainhas, sistemas de entrada habilitados para ID ou porteiros.

Mas esses recursos podem resultar em uma falsa sensação de segurança, afinal, os prédios de apartamentos têm vários pontos de entrada e muitos estranhos indo e vindo – de funcionários a amigos de condôminos – então pode ser fácil para os ladrões obterem acesso e se misturarem para cometerem arrastões tão comuns nos dias atuais.

E quando o fazem, são rápidos, ou seja, ligeiros e astutos. “A maioria dos ladrões quer entrar e sair em apenas alguns minutos”.

Confira e descubra como evitar falhas por distrações ou descuidos e manter os ladrões de apartamentos afastados.

Atente-se as fechaduras e travas de segurança

Isso pode parecer óbvio, mas 60 por cento de todos os roubos residenciais bem-sucedidos acontecem através de portas e janelas destrancadas. Certifique-se de trancar a porta do seu apartamento, esteja você em casa ou não, e peça ao seu síndico ou zelador para instalar fechaduras (e também um olho mágico na porta da frente).

Lembre-se de manter as janelas trancadas também, especialmente se você mora no andar térreo. E se você tiver portas de vidro deslizantes, invista em um pino ou barra de aço que você pode deslizar no trilho da porta para aumentar a segurança.

Proteja e guarde suas chaves

Ao se mudar, solicite uma mudança de fechadura e monitore suas chaves sobressalentes. Sempre que possível, evite dar as chaves para quem está fazendo manutenção ou reforma em sua casa. E não deixe trabalhadores ou outros estranhos entrarem em seu apartamento se você ou alguém em quem você confia não puder estar presente.

Seja amigável

Conhecer os vizinhos pode permiti-lo obter maior segurança em caso de ausência por um longo período, por exemplo, se você estiver saindo da cidade, guarde sua correspondência e peça a amigos ou um vizinho de confiança que verifiquem seu apartamento enquanto você estiver fora. E considere juntar-se ou organizar um grupo de vigilância de apartamentos para que os vizinhos em seu prédio possam cuidar uns dos outros e ajudar uns aos outros.

Tecnologia – A IoT no futuro da automação residencial

Saindo de férias? Deixar sua casa sem vigilância pode ser estressante, porque uma casa vazia e escura é um convite bem-vindo para os ladrões. “A iluminação é um dos melhores impedimentos para roubos noturnos”, quando você estiver ausente por longos períodos, considere usar um cronômetro para ligar e desligar as luzes internas. “É aqui que a tecnologia de casa inteligente se torna realmente útil, pois as lâmpadas inteligentes podem ser programadas e desligadas e ligadas à distância com um aplicativo de smartphone”, diz, nosso especialista em segurança doméstica, Marcelo Oliveira.

Considere um sistema de segurança portaria remota 24 horas

Procure uma empresa que ofereça um sistema com monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, que irá detectar em tempo real qualquer atividade suspeita ou situações de risco e emergência.

Da mesma forma, serão instaladas câmeras de segurança que podem ser monitoradas via smartphone, além disso a tecnologia de monitoramento 24 horas ou portaria remota permite gerenciar todo o controle de acesso através de um centro de comando. Para ter acesso às instalações, o operador à distância exige a confirmação de áudio ou visual de um indivíduo antes de permitir o acesso ao local. A tecnologia atua como uma forma de reduzir os custos de pessoal, eliminando a necessidade de seguranças e recepcionistas.

Peça ajuda ao síndico

Se o seu prédio tiver um porteiro ou equipe de recepção, certifique-se de que haja um sistema para registrar os visitantes assim que eles entram (se não, sugira). Mesmo diante de dados tão alarmantes, muitos prédios ainda se atém a métodos antigos e desprovidos, facilitando o acesso de criminosos ao empreendimento.

Se não houver funcionários, peça para ter uma câmera de segurança instalada no saguão. Ter essas medidas em vigor pode ajudar a deter os ladrões. Além disso, quanto mais medidas de segurança houver em um prédio, mais informações os condôminos e proprietários terão disponíveis, caso algo aconteça.

Como proteger seu apartamento ou condomínio em caso de arrastão?

Como proteger seu apartamento ou condomínio em caso de arrastão?

Coloque dinheiro, talões de cheques, cartões de crédito, joias e outros objetos de valor em um local seguro e guarde seu laptop ou tablet em local seguro. Há uma série de opções inteligentes para armazenamento discreto, como tomadas de parede falsas, respiradouros e até cofre embutido na parede. Mas a opção mais simples é um cofre doméstico que se prenda ao chão ou à parede, talvez em um armário.

Preste atenção às janelas

Se você estiver no térreo ou no primeiro andar, a instalação de cortinas ou persianas pode impedir que os ladrões espreitem para vasculhar o seu espaço. Se as janelas forem facilmente visíveis do lado de fora, feche as cortinas. Para janelas menos visíveis ou em andares mais altos, deixe as cortinas abertas para permitir que as luzes temporizadas entrem.

Esteja em alerta

Esteja sempre em vigilância acerca de entregadores e recebimento de encomendas que permanecem em seu prédio; anote comportamentos suspeitos e alerte a polícia e o seu síndico imediatamente.