Como funciona o controle de acesso por QR Code com a Portaria Remota?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Controle de acesso por QR Code com a Portaria Remota é um dos investimentos mais vantajosos quando o tema é tecnologia em condomínios, pois, é ela que facilita com segurança o acesso de moradores, visitantes e prestadores de serviço por tempo limitado, através de aplicativo.

Os códigos QR estão surgindo como uma opção de autenticação ideal para sistemas de entrada de porta – particularmente para aplicações temporárias e situações de permissão de acesso por tempo limitado, como gerenciamento de entrada para visitantes, empreiteiros, equipe de limpeza, contratados ou entregas quando o acesso ao prédio pode ser restrito a determinados dias da semana, determinados horários do dia ou simplesmente para uso único.

O aplicativo móvel e a tecnologia QR code podem ser facilmente integrados a um sistema de controle de acesso, funcionando perfeitamente com outras formas de identificação do usuário. Os avanços no setor de segurança eletrônica significam que as empresas agora têm mais opções do que nunca quando se trata de construir sua solução de controle de acesso eficaz para condomínios ou empresas. A tecnologia de QR code e o aplicativo móvel via NFC ou Bluetooth unem-se às formas tradicionais de identificação do usuário, como cartão / PIN / tecnologias biométricas, etc.

O que é o QR Code e como funciona?

Os códigos QR (abreviatura de códigos de resposta rápida) são semelhantes aos códigos de barras convencionais, mas são muito mais flexíveis e, devido à sua estrutura bidimensional, são capazes de armazenar muito mais dados (os códigos QR são capazes de armazenar até 2500 caracteres, em comparação com o limite de um código de barras padrão de apenas 43, permitindo, portanto, URLs muito mais longas ou cadeias de texto / caracteres).

No caso de controle de acesso por códigos QR, normalmente o sistema de entrada incluirá software para PC ou um aplicativo para smartphone que pode gerar de forma rápida e fácil um código QR único que pode ser configurado para permitir o acesso por um período de tempo limitado, dias específicos da semana, número limitado de usos e entrada limitada a áreas, andares ou zonas específicas do edifício.

Uma vez que o código QR foi gerado, ele pode ser enviado por e-mail ou mensagem diretamente para o destinatário (o usuário que requer acesso temporário ao prédio) para que ele exiba em seu dispositivo smartphone ou imprima, se necessário.

Um dispositivo de controle de acesso ou interfone com código QR terá um scanner (na forma de uma câmera embutida); o usuário simplesmente exibe o código QR recebido de seu telefone inteligente para o dispositivo de controle de acesso que irá digitalizá-lo automaticamente para confirmar os direitos de acesso dentro dos critérios de tempo / uso especificados.

Controle de acesso por QR Code com a portaria remota para gerenciamento de visitantes

Os sistemas de controle de acesso com tecnologia de código QR oferecem uma solução econômica e confiável para o gerenciamento de visitantes em um escritório ou condomínio residencial / empresarial. A tecnologia de QR code pode ser facilmente integrada com leitores de código RFID ou PIN para formar uma solução de segurança completa.

Os leitores de código QR são tradicionalmente encontrados integrados ao hardware de controle de entrada, como catracas, portas deslizantes ou rápidas, como um meio de gerenciar os visitantes no dia a dia. A implantação de leitores de código QR é fácil. A leitura de um código QR concede acesso a áreas predefinidas dentro de um condomínio. O controle de acesso QR é um meio eficaz de aumentar a segurança e também simplificar as operações.

O sistema pode ser administrado integralmente por uma recepcionista ou o próprio morador através do módulo de Gerenciamento de Visitantes de um sistema de Controle de Acesso como a portaria remota. Os códigos QR podem ser gerados e impressos diretamente pelo software e enviados para o telefone celular do usuário, e-mail e SMS. Os ingressos podem ser impressos em uma impressora térmica e podem ser carregados pelos visitantes durante sua estadia nas instalações. Como alternativa, os códigos QR podem ser enviados diretamente para um telefone celular, reduzindo assim impressões desnecessárias.

Benefícios do controle de acesso habilitado por código QR com portaria remota

  • Entrada de porta sem chave é cada vez mais popular por sua flexibilidade tanto para o usuário quanto para o administrador do sistema. Códigos QR exclusivos podem ser gerados de forma rápida e fácil a partir de um smartphone ou aplicativo de PC e enviados por e-mail ao usuário em qualquer local do mundo – nenhum ‘dispositivo chave‘ físico é necessário.
  • Geração de código de acesso imediato – Um código QR de acesso pode ser gerado e distribuído em questão de segundos. Imagine, por exemplo, se um visitante chega cedo e você não está em casa para deixá-lo entrar, ou um pacote de alto valor é entregue e você não quer que seja deixado na porta da frente. Basta gerar um código QR de entrada exclusivo e limitado no tempo e enviá-lo ao seu visitante, que pode escanear imediatamente o código de seu smartphone para destravar a porta sem ter que esperar pelo seu retorno para casa.
  • Gerenciamento de acesso remoto – Onde um grande número de usuários e permissões de acesso temporário frequente exigem uma quantidade significativa de gerenciamento e administração do sistema, a capacidade de criar e distribuir códigos QR de acesso remotamente de qualquer lugar do mundo permite uma solução de gerenciamento de sistema altamente eficiente.
  • Permissões de acesso temporário e flexível – Os códigos QR de acesso podem ser definidos para entrada limitada por tempo e número de uso – ideal para acesso de entrega única ou empreiteiros de limpeza, por exemplo, que só exigem entrada em um dia específico do semana.
  • Touchless, acesso sem toquepor porta sem contato / sem toque ao escanear o código QR de seu smartphone, a tendência é a entrada de porta sem contato para ajudar a prevenir a transmissão de germes e vírus, especialmente o coronavírus.
  • Códigos QR, redução de emissão de carbono – Fornecem efetivamente uma ‘chave virtual’, eliminando qualquer necessidade de chaves físicas, plásticos descartáveis, como cartões de identificação ou controles remotos, ou impressão em papel; proporcionando assim uma redução notável no impacto ambiental geral de seu sistema de segurança.
  • Econômico – Essa opção de chave virtual reduz a necessidade de recursos da equipe, o tempo de distribuição e a necessidade de identidade física para os dispositivos principais, reduzindo significativamente os custos contínuos.