Um novo tipo de crime espalha pânico em propriedades rurais do Brasil, porém, nem dinheiro e nem equipamentos, criminosos fortemente armados e violentos, estão em busca de frascos valiosos – os defensivos agrícolas usados para combater as pragas nas plantações, são a nova commodity no mundo do crime.
O agronegócio abrange toda a cadeia produtiva da agricultura e da pecuária. Essa cadeia começa na indústria e nas empresas que fornecem equipamentos, como sementes, tratores, colheitadeiras, adubos, rações e defensivos agrícolas.
De outra forma, o roubo de defensivos agrícolas tornou-se um grave problema enfrentado pelos produtores e distribuidoras, que agora precisam investir na segurança de transporte de cargas de defensivos de forma segura e eficaz, pois, uma vez roubadas são adulteradas e revendidas, colocando em risco a segurança no campo e a saúde do consumidor.
Em vista disso, se você éprodutor rural e precisa adotar estratégias de segurança para o transporte de cargas de defensivos agrícolas, entenda como contornar a ação destas quadrilhas e de que forma a escolta armada pode combatê-los.
O Brasil tornou-se o celeiro mundial em termos de agronegócio, o país detém 22% das terras agricultáveis do mundo, conta do clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda água doce do planeta, além de elevada tecnologia incorporada ao campo, dados estes que tornam o agronegócio brasileiro um setor moderno, eficiente e competitivo no cenário internacional.
1 – Por que os defensivos agrícolas são necessários?

Há várias técnicas de proteção contra pragas que são adotadas pelos produtores rurais e os defensivos agrícolas compõem uma dessas estratégias. Pois, são responsáveis pelo controle de pragas que prejudicam a lavoura, garantindo a saúde das plantas.
A sua utilização permite a sustentabilidade da produção agrícola, o que mantém o Brasil com um dos maiores produtores e exportadores de alimentos no mundo, entretanto, um detalhe que chama muito a atenção dos criminosos é que são excessivamente caros.
A compra de defensivos agrícolas representa até 40% dos custos de manutenção das lavouras, uma fazenda de 1000 hectares de soja, por exemplo, gasta quase 4 milhões de reais durante uma safra no período entre plantio e colheita o investimento em agroquímicos é de no mínimo 1,5 milhão de reais.
Você já imaginou o tamanho do prejuízo ao ter o transporte de cargas de defensivos agrícolas roubados antes de chegar às fazendas?
2 – De que forma a escolta armada pode inibi-los?
Como mencionamos anteriormente os criminosos estão fortemente armados e cada vez mais violentos. Por isso, é importante adotar novas medidas e tendências de segurança para combatê-los e evitar grandes prejuízos.
Neste cenário, destacamos as escoltas armadas, pois, trata-se do emprego da força policial de forma tática para aliar proteção de pessoas, bens e valores. É exercida por uma empresa de segurança patrimonial devidamente habilitada e autorizada pela Polícia Federal, com equipe especificamente treinada, além de veículos caracterizados e equipados com alta tecnologia de ponta.
Cabe ressaltar que, devido ao aumento vertiginoso dos índices de criminalidade no Brasil, a modalidade de escolta armada tem sido responsável pela diminuição dos crimes de roubo relacionados ao transporte de cargas e mercadorias.
A fim de driblar a ação de criminosos o setor de agronegócio tem investido na contratação de escoltas de cargas, pois esta modalidade de serviço oferece aparelhos de rastreamento de última geração, central própria de videomonitoramento e até acompanhamento aéreo por helicópteros.
3 – Estratégias para prevenir roubos em fazendas
O roubo de defensivos agrícolas é uma atividade criminosa altamente lucrativa e para inibir as quadrilhas especializadas, a escolta armada é sua melhor estratégia.
Através da implementação do serviço, o produtor rural se resguarda com profissionais bem treinados, especializados e aliados ao uso de armamentos mais específicos, de modo a garantir que o transporte de defensivos agrícolas chegue ao seu destino sem acumular enormes prejuízos. É um investimento em segurança que visa a minimizar os riscos nesta cadeia produtiva, pois, a insegurança no campo se tornou insustentável.
4 – Entenda os benefícios da escolta armada para o transporte de cargas
As cargas valiosas são transportadas sob a proteção de um grupo de profissionais especialmente treinados, tanto para coibir ações criminosas, como para agir em situações em que os procedimentos de segurança preventiva não forem suficientes para evitar a ação de bandidos e o confronto se tornar inevitável.
Além de que os próprios veículos podem ser blindados, e desta maneira os criminosos se veem em uma grande desvantagem, o que pode intimidá-los e assim evitar o confronto.
Ao tomar a decisão de contratar uma empresa de escolta armada, certifique-se que está aderindo a um serviço de excelente qualidade. Realize uma pesquisa e priorize empresas de segurança patrimonial com expertise e ótimas referências no mercado.
É um investimento que vale a pena para você que é produtor rural ou responsável por distribuidora de defensivos agrícolas, pois, irá proporcionar total segurança e proteção e assim conter grandes acúmulos de prejuízos na interceptação de cargas de defensivos roubadas.