As vantagens da escolta armada para combater o roubo de defensivos agrícolas

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Um novo tipo de crime espalha pânico em propriedades rurais do Brasil, porém, nem dinheiro e nem equipamentos, criminosos fortemente armados e violentos, estão em busca de frascos valiosos – os defensivos agrícolas usados para combater as pragas nas plantações, são a nova commodity no mundo do crime.

O agronegócio abrange toda a cadeia produtiva da agricultura e da pecuária. Essa cadeia começa na indústria e nas empresas que fornecem equipamentos, como sementes, tratores, colheitadeiras, adubos, rações e defensivos agrícolas.

De outra forma, o roubo de defensivos agrícolas tornou-se um grave problema enfrentado pelos produtores e distribuidoras, que agora precisam investir na segurança de transporte de cargas de defensivos de forma segura e eficaz, pois, uma vez roubadas são adulteradas e revendidas, colocando em risco a segurança no campo e a saúde do consumidor.

Em vista disso, se você éprodutor rural e precisa adotar estratégias de segurança para o transporte de cargas de defensivos agrícolas, entenda como contornar a ação destas quadrilhas e de que forma a escolta armada pode combatê-los.

O Brasil tornou-se o celeiro mundial em termos de agronegócio, o país detém 22% das terras agricultáveis do mundo, conta do clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda água doce do planeta, além de elevada tecnologia incorporada ao campo, dados estes que tornam o agronegócio brasileiro um setor moderno, eficiente e competitivo no cenário internacional.

1 – Por que os defensivos agrícolas são necessários?

Escolta Armada para Combater o roubo de transportes de cargas

Há várias técnicas de proteção contra pragas que são adotadas pelos produtores rurais e os defensivos agrícolas compõem uma dessas estratégias. Pois, são responsáveis pelo controle de pragas que prejudicam a lavoura, garantindo a saúde das plantas.

A sua utilização permite a sustentabilidade da produção agrícola, o que mantém o Brasil com um dos maiores produtores e exportadores de alimentos no mundo, entretanto, um detalhe que chama muito a atenção dos criminosos é que são excessivamente caros. 

A compra de defensivos agrícolas representa até 40% dos custos de manutenção das lavouras, uma fazenda de 1000 hectares de soja, por exemplo, gasta quase 4 milhões de reais durante uma safra no período entre plantio e colheita o investimento em agroquímicos é de no mínimo 1,5 milhão de reais.

Você já imaginou o tamanho do prejuízo ao ter o transporte de cargas de defensivos agrícolas roubados antes de chegar às fazendas?

2 – De que forma a escolta armada pode inibi-los?

Como mencionamos anteriormente os criminosos estão fortemente armados e cada vez mais violentos. Por isso, é importante adotar novas medidas e tendências de segurança para combatê-los e evitar grandes prejuízos.

Neste cenário, destacamos as escoltas armadas, pois, trata-se do emprego da força policial de forma tática para aliar proteção de pessoas, bens e valores. É exercida por uma empresa de segurança patrimonial devidamente habilitada e autorizada pela Polícia Federal, com equipe especificamente treinada, além de veículos caracterizados e equipados com alta tecnologia de ponta.

Cabe ressaltar que, devido ao aumento vertiginoso dos índices de criminalidade no Brasil, a modalidade de escolta armada tem sido responsável pela diminuição dos crimes de roubo relacionados ao transporte de cargas e mercadorias.

A fim de driblar a ação de criminosos o setor de agronegócio tem investido na contratação de escoltas de cargas, pois esta modalidade de serviço oferece aparelhos de rastreamento de última geração, central própria de videomonitoramento e até acompanhamento aéreo por helicópteros.

3 – Estratégias para prevenir roubos em fazendas

O roubo de defensivos agrícolas é uma atividade criminosa altamente lucrativa e para inibir as quadrilhas especializadas, a escolta armada é sua melhor estratégia.

Através da implementação do serviço, o produtor rural se resguarda com profissionais bem treinados, especializados e aliados ao uso de armamentos mais específicos, de modo a garantir que o transporte de defensivos agrícolas chegue ao seu destino sem acumular enormes prejuízos. É um investimento em segurança que visa a minimizar os riscos nesta cadeia produtiva, pois, a insegurança no campo se tornou insustentável.

4 – Entenda os benefícios da escolta armada para o transporte de cargas

As cargas valiosas são transportadas sob a proteção de um grupo de profissionais especialmente treinados, tanto para coibir ações criminosas, como para agir em situações em que os procedimentos de segurança preventiva não forem suficientes para evitar a ação de bandidos e o confronto se tornar inevitável.

Além de que os próprios veículos podem ser blindados, e desta maneira os criminosos se veem em uma grande desvantagem, o que pode intimidá-los e assim evitar o confronto.

Ao tomar a decisão de contratar uma empresa de escolta armada, certifique-se que está aderindo a um serviço de excelente qualidade. Realize uma pesquisa e priorize empresas de segurança patrimonial com expertise e ótimas referências no mercado.

É um investimento que vale a pena para você que é produtor rural ou responsável por distribuidora de defensivos agrícolas, pois, irá proporcionar total segurança e proteção e assim conter grandes acúmulos de prejuízos na interceptação de cargas de defensivos roubadas.

Abrir chat