Como a tecnologia 5G e portaria remota aumentarão exponencialmente a segurança em condomínios

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Entenda como a tecnologia 5G e a portaria remota serão aliadas no desenvolvimento e ampliação de soluções inovadoras para aprimorar a segurança em condomínios residenciais e quais são os impactos no setor de segurança eletrônica.

Com a entrada da 5º geração de redes sem fios, diversos setores em especial a segurança patrimonial para condomínios será beneficiada através de uma transformação digital mais intensa.

O aumento exponencial da integração entre pessoas e tecnologia se expandiu nos últimos meses, é nítida a necessidade de aceleração para o desenvolvimento de plataformas capazes de oferecer mais velocidade, suporte a múltiplos usuários sem perda de desempenho, e é claro maior nível de confiabilidade, levando em consideração as particularidades de privacidade e segurança de dados.

Dessa forma esta nova tecnologia irá propiciar mais facilidade para a transferência de dados e, além disso, potencializará o desenvolvimento de dispositivos convergentes ao conceito de internet das Coisas.

O grande aumento de dispositivos conectados à Internet (IoT) é de extrema importância para a criação das cidades inteligentes, onde bilhões de sensores espalhados pelas ruas captarão informações utilizadas para melhorar o gerenciamento das cidades.

Neste novo mundo surgirá os veículos autônomos ou semiautônomos que se identificam uns aos outros, semáforos inteligentes captam e compartilham informações sobre o trânsito com as autoridades, sensores identificam o volume de pessoas e até mesmo a temperatura de seus corpos e toda essa informação coletada em tempo real permite gerenciar em segundos situações como o consumo de energia, congestionamentos, a segurança ou mesmo o controle na disseminação de doenças.

Avanço da Inteligência Artificial e Câmeras Inteligentes

Um dos pontos mais relevantes do 5G será, justamente, a intensificação e o uso crescente da tecnologia de Inteligência Artificial (IA), que para o setor de segurança patrimonial representa oferecer ainda mais proteção, avanço e conveniência para condomínios residenciais através de sistemas capazes de detectar a presença de invasão de áreas pelo método de reconhecimento facial para liberar a entrada e saída de moradores, visitantes e funcionários.

Você já deve ter passado por algum porteiro distraído ou evidenciado a liberação de acesso indevido de indivíduos que ocasionou a invasão ou arrastão no seu condomínio? É aí que mora o perigo! Em pouquíssimos minutos de descuido, o condomínio ou edifício é invadido por quadrilhas especializadas neste segmento.

Monitoramento e Análise precisa de Ambientes

E por isso, a portaria remota se beneficiará da tecnologia 5G amplificando o monitoramento e a vigilância em condomínios, com o uso de IA através de câmeras inteligentes e precisas na detecção e identificação de pessoas em ambientes externos e internos, análise de áudios com alta definição e detecção de movimentos, integração e compartilhamento de grandes bancos de dados, por exemplo.

Ou seja, as redes 5G são as peças-chave na ascensão e fortalecimento da inteligência artificial (IA), dispondo informações em tempo real e diminuindo o tempo e reação de acordo com cada situação.

Com a plenitude do 5G será muito mais fácil e rápido reconhecer um indivíduo que acabou de fazer um assalto ou arrastão, mediante ferramentas de controle de acesso e segurança, o sistema é composto por algoritmos próprios, desenvolvidos a partir de Inteligência Artificial (IA) e treinados por meio da tecnologia de Deep Learning com capacidade para mais de 100 milhões de faces cadastradas.

Tecnologia 5G e Portaria Remota com Reconhecimento Facial

De acordo com dados da empresa chinesa Huawei a implantação da tecnologia 5G conectará 3 bilhões de pessoas em 170 nações do mundo e as câmeras por reconhecimento facial serão espalhadas por todo o planeta, por isso será muito mais ágil encontrar um indivíduo, principalmente se o rosto dele estiver em um sistema de dados da internet como alguém procurado, certamente isto irá ajudar muito na segurança.

No futuro com a tecnologia 5G haverá uma torre a cada 100 metros, ou seja, serão torres menores, mas com uma conectividade infinitamente maior, onde não existirá lugar que não funcione a internet, pode-se considerar que a tecnologia 5G superará as redes Wi-Fi que se tornarão obsoletas com o passar do tempo.

Sendo assim, o 5G promete uma mudança muito maior, já que trará um aumento de até 100 vezes na velocidade atual da internet, sem a necessidade de fibra óptica.

O que é o Video Analytics

A solução de Vídeo Analítico integra a Inteligência Artificial e Machine Learning ao permitir o processamento e compreensão de um alto volume de informação e grande quantidade de fluxos de vídeos, em tempo real ou off-line (modo investigativo), isso se dá através de um software para tornar a vigilância mais inteligente e robusta.

De uma forma muito mais sofisticada, rápida e fácil do que nos tradicionais centros de monitoramento, nos quais se encontra uma infinidade de telas transmitindo imagens captadas pelas câmeras em condomínios sem controle e precisão.

Devido à capacidade de aprendizado de máquina e do entendimento de contexto de vídeo, incluindo o reconhecimento de diversos padrões, a tecnologia consegue, por exemplo, detectar atividades suspeitas ou violentas e atos de vandalismo, além de fazer sensoriamento ambiental interno e externo, segurança predial, entre outros recursos.

A Marshalsseg tem adotado em seu modelo de negócios o monitoramento e análise de pessoas em ambientes que necessitam de tecnologia de ponta através do reconhecimento facial no controle de acesso em ambientes restritos e onde a proteção de clientes e visitantes é de extrema importância.

Tudo isso para melhorar a experiência do usuário, aperfeiçoar as operações e aumentar exponencialmente a segurança em condomínios por intermédio de alerta de envio em tempo real sobre visitantes não autorizados ou fraude de identidade.

Agora, se você achou este artigo interessante e quer ficar cada vez mais antenado sobre dicas de segurança e novas tecnologias de segurança patrimonial, não deixe de assinar a nossa newsletter!